terça-feira, 26 de junho de 2012

Entrevista com Pedro Demo
Pedro Demo destacou em sua entrevista alguns aspectos importantes da aprendizagem:
*Que a peça chave para a  aprendizagem nas escolas é o professor,pois, o aluno aprende bem com professor que aprende bem..
*Que o maior investimento é no professor – todas as grandes inovações só   acontecem após “passar” pelo professor ..
* Ser  professor é cuidar para que o aluno aprenda” – o centro  de todas as questões é o aluno,mas, a peça chave é o professor que precisa aprender bem para que seu aluno aprenda bem; o professor precisa saber pesquisar..
* Que ainda temos um ensino instrucionista, no qual a proposta é a cópia...
* O professor tem que dar aula daquilo que produz, o seu conhecimento próprio para passar ao aluno, ter autonomia, liberdade, independência, ou seja, criar sua própria aula com material próprio didático, saber várias teorias de diferentes autores..
Conclusão: Achei muito interessante a entrevista, pois me fez repensar as metodologias utilizadas em sala de aula, onde a função do professor é cuidar da aprendizagem do aluno sendo que, para isso, não basta dar aula.
É necessário que o professor pesquise, aprenda a elaborar suas aulas, tendo como recursos vários autores, se tornando crítico daquilo que se propõe ensinar e dando condições para que seus alunos se tornem autônomos não só dentro da sala de aula, mas, no que diz respeito a sua rotina fora da escola.
É preciso que o professor não se esqueça que é necessário cuidar da aprendizagem do aluno, pois, segundo o autor, “ o aluno aprende melhor com professor que aprende bem” devendo este ser um eterno aprendiz na difícil arte de ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário